Às parceiras e aos parceiros do CECIP,
Os números crescentes da pandemia revelam que estamos pagando o altíssimo preço da negligência histórica, especialmente, em relação à população mais pobre. Neste último ano a situação se agravou e direitos adquiridos vêm sendo desmantelados a um ritmo voraz, em nome da nova ordem neoliberal. Da educação ao meio ambiente, da pesquisa científica ao acesso à cultura, em todas as áreas está havendo um retrocesso. Mas, é na saúde que os efeitos se fazem sentir de maneira avassaladora, com a diminuição dos recursos ao Sistema Único de Saúde. Este verdadeiro ataque sufoca essa conquista do povo brasileiro e para colocar em seu lugar planos privados de saúde, fora do alcance das camadas mais pobres. A atual pandemia mostrou que o SUS é essencial para evitar uma tragédia ainda maior.
Nesta emergência, nós do CECIP colocamos nossa organização e nossa experiência à disposição, atuando em benefício das pessoas e das comunidades com quem temos trabalhado nas últimas décadas. Apoiamos iniciativas de grupos do Complexo do Alemão, da Rocinha, do Morro dos Macacos, das Favelas de Santa Marta e dos Prazeres. Em nossas redes sociais, mobilizamos pessoas para contribuir para essas ações, fazendo circular a informação e estabelecendo ligações entre as fontes de ajuda e o atendimento às necessidades mais urgentes.
Atuamos em várias frentes em defesa dos direitos, especialmente, das crianças pequenas e dos adolescentes, na Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e na Rede Não Bata Eduque (RNBE), além da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e redes de apoio ao SUS.
Nossos projetos de educação à distância, visando a elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância e de Mobilidade Urbana e Participação Infantil, estão sendo realizados. Deles participam gestores públicos e tomadores de decisão, que recebem informações relevantes, adaptadas ao momento que estamos vivendo.
Participamos de grupos que discutem o novo mundo que podemos conceber agora, que não será “uma volta ao normal”, mas deverá ser um mundo diferente, construído com propostas claras e acessíveis para que todos possam participar de sua realização.
Na atual crise, para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, todas as nossas equipes de projetos, respeitando o distanciamento social, trabalham virtualmente de suas casas. Sugerimos que façam o mesmo.
Equipe do CECIP