Nos dias 13 e 14 de maio de 2015, aconteceu a X Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro na Uerj. Os cerca de 900 presentes, discutiram e fizeram propostas relacionadas à participação, educação, esporte, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, entre outros assuntos.
Como parte das atividades da conferência, o Projeto Criança Pequena em Foco ajudou a realizar, com apoio do Unicef, uma atividade cujo objetivo era propiciar um espaço onde as crianças pudessem discutir, em uma linguagem adequada a elas, temas relativos às suas experiências de vida e também apresentar propostas. Mesmo não previsto inicialmente, um grupo de adolescente se juntou à atividade. Ao todo cerca de 10 crianças e adolescentes participaram da atividade onde discutiram o que há de bom e ruim na escola, casa e comunidade.
Entre outras coisas, as crianças e adolescentes falaram: “As crianças têm que participar. Os adultos acham que a gente não sabe de nada”, “O governo não conhece a realidade [das comunidades]”, “Porque minha mãe chega em casa, eu tiro o sapato dela e ela vai dormir. A gente não conversa” e “por que não junta os professores e alunos para debater? ”.
As propostas das crianças e adolescentes foram: reuniões regulares nas escolas com participação de pais, alunos, professores e direção para discutir temas importantes e reforma da polícia para que os policiais respeitem as crianças e adolescentes, atuando de forma correta, sem violar direitos, sem abusos, preconceitos e racismo. A primeira proposta (reuniões na escola) foi levada e aprovada na plenária final e incluída no texto final do plano.