No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, as crianças da Escola Municipal Professor Affonso Varzea (EMAV) inauguraram, em frente à escola, uma placa pedindo respeito à faixa de pedestres. Foi uma festa para comemorar um verdadeiro aprendizado de cidadania.
Tudo começou no dia 30 de agosto, um grupo de 21 crianças entre 6 e 7 anos visitou a fábrica de placas da CET-Rio. Não foi um passeio qualquer: elas estavam lá para acompanhar a produção de uma placa que elas mesmas pediram. Com a mensagem “Respeite o sinal”, pretendem alertar aos motociclistas que avançam o semáforo em frente à escola onde estudam, no Complexo do Alemão.
A atividade é resultado de oficinas do projeto Criança Pequena em Foco, onde crianças levantaram os problemas de trânsito em sua comunidade. Essa ação é fruto de parceria com a UPP Social e a CET-Rio. O Centro de Educação para o Transito da CET-Rio tem um projeto chamado “A caminho da escola”, que promove a visita escolas municipais e propõe a professoras de algumas turmas (normalmente 4º e 5ºanos) que realizem, junto com as crianças, um diagnóstico dos problemas de trânsito que elas enfrentam no caminho casa-escola-casa. A partir desses diagnósticos, a CET-Rio pensa em intervenções na área. Em junho, a equipe do Criança Pequena em Foco realizou duas oficinas consecutivas com as crianças de uma turma do 1º ano dessa escola. Trabalhamos com elas os problemas do trânsito no Complexo do Alemão e as crianças propuseram soluções. A questão mais relevante apontada foi o desrespeito ao sinal que fica próximo à escola, principalmente por parte dos motociclistas. Uma das soluções apresentadas foi a instalação de uma placa embaixo desse sinal. Em agosto, realizamos uma terceira oficina, onde as crianças pensaram mensagens e desenhos para uma placa que alertasse os motoristas sobre a importância de respeitar o sinal. No mesmo período que o Projeto Crianças Pequena em Foco realizou as oficinas com as crianças mais novas da E.M. Prof. Affonso Várzea, o projeto da CET-Rio trabalhou com as crianças mais velhas desta instituição, que apresentaram questões semelhantes e complementares às mais novas.
A partir da escuta de adultos da região, a UPP Social também produziu um diagnóstico que apontou problemas e possíveis soluções que também coincidiam em vários aspectos com aqueles trazidos pelas crianças. Ao apresentarmos a proposta das crianças pequenas para a CET-Rio, o representante da companhia de tráfego propôs que levássemos as crianças para a sua fábrica de placas, onde elas poderiam criar suas placas. No dia 30 de agosto, levamos 21 crianças para esse passeio à área na qual são produzidas as placas da cidade do Rio de Janeiro. Algumas crianças foram convidadas a ajudar a fazer uma placa, colando os adesivos das palavras. Todos ficaram boquiabertos. “Parece mágica”, disse uma delas, ao ver a palavra saindo do adesivo e aderindo à placa.
A placa produzida contém a mensagem proposta pelas crianças – “Respeite o sinal” – e vai ser colocada embaixo do semáforo próximo à escola. Como desdobramento desta ação, está sendo programada pelos parceiros envolvidos uma série de intervenções no trânsito do entorno da escola, que serão idealizadas a partir de diálogo com moradores adultos e crianças. A ideia é envolver a comunidade tanto na elaboração e implementação das intervenções quanto em práticas coletivas de promoção de uma cultura de segurança no trânsito.