O Rio de Janeiro alcançou a marca recorde de 233 unidades municipais de Saúde, Educação e Assistência Social certificadas como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A certificação, realizada na primeira semana de dezembro, num evento na Ilha do Governador, na Zona Norte (RJ), contou com a presença do CECIP, representado pelo diretor- executivo Claudius Ceccon; pela consultora pedagógica Maria Lucia Lara; e pela psicóloga Simone Valadares. Eles integram, juntos com outros profissionais, o comitê científico, cuja missão é apoiar com metodologias e ações voltadas ao acompanhamento, mensuração e aprimoramento de resultados na Educação Infantil.
Em seu discurso na mesa de abertura, Claudius Ceccon destacou as mudanças ocorridas no CECIP ao longo da parceria de quatro décadas com o Unicef.
“Ao longo desses anos, em parceria com o Unicef, criamos uma série de produtos e de metodologias para facilitar o acesso e a apropriação de informações e saberes essenciais nas áreas de saúde e educação. A lista é grande, e não para de crescer. Participamos da UAPI, sabendo que toda essa ação é parte de um processo contínuo de melhoria. Nosso país é um país maravilhoso. Nele não deve haver fome, fome de alimentos, de saber, de cultura, de efetiva participação nas reformas de que tanto necessitamos”, disse.
Ele pontuou ainda que o certificado recebido pelas unidades é um passo importante, mas é indispensável dar outros: “mobilizar-se, informar-se, agir coletivamente para impedir iniciativas de leis que representam perda de direitos.”
Nesta edição, o programa abrangeu mais 105 unidades em relação ao ano anterior. Dessa vez, conseguiram atingir os indicadores 176 serviços públicos municipais, 47 de educação infantil e 10 de assistência social. Com o alcance, a cidade se torna a primeira do ranking em relação ao número de unidades de saúde amigas da primeira infância.
Simone reforça a parceria que está sendo fortalecida pelas pessoas que representam suas instituições e compõem o comitê técnico da UAPI. Para ela, “o comitê proporciona um encontro que gera riqueza de informações e troca de saberes”.
“Ao interagirem, estes profissionais aproximam as áreas da saúde, educação e assistência social, resultando em um processo de crescimento coletivo”, ressalta a psicóloga.
Os materiais pedagógicos utilizados pelo CECIP no comitê científico são considerados referências para a educação. Pioneira na atuação com projetos voltados para a Infância, Maria Lúcia participou do desenvolvimento das 5 publicações e acompanhou a aplicação inaugural deste material em 11 creches da Rocinha, por ocasião do Projeto de Mãos Dadas, atestando o impacto e resultados importantes para a qualificação das unidades de Educação que atendem a Primeira Infância. Quem quiser saber mais sobre esse projeto, acesse https://cecip.org.br/nossos-projetos/na-historia/de-maos-dadas-2/. As publicações, também estão disponíveis na Midiateca do nosso site.