A recente divulgação do texto preliminar da Base Nacional Curricular Comum vem ocupando centralmente a agenda política na área da educação infantil, assim como o tema da Avaliação Nacional da Educação Infantil (ANEI). Para debater esses temas, no dia 29 de setembro, das 10h às 18h, aconteceu o Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil: políticas para a primeira infância, uma realização da Rede Nacional Primeira Infância, e que reuniu especialistas de universidades, organizações da sociedade civil e gestores públicos. O evento aconteceu na Biblioteca Parque no Rio de Janeiro.
O evento teve como objetivo contribuir com o debate nacional sobre os dois temas, buscando colaborar para a construção de novos caminhos e compartilhando experiências que movimentem a Educação Infantil brasileira. A mesa de abertura contou com a presença da Rita Coelho, coordenadora da Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação; Helena Bomeny, secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro; Janine Schultz, da área de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, e de Claudius Ceccon, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância e diretor do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.
O seminário discutiu o lugar da Educação Infantil nas políticas para a primeira infância, além dos desafios colocados para a formação docente a partir da implementação de políticas recentes de avaliação e currículo no Brasil. No dia seguinte ao seminário, uma reunião interna reuniu organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância com o objetivo de discutir os campos de ação da RNPI frente aos debates apresentados no dia anterior.
O Seminário é uma iniciativa da Secretaria Executiva, que atualmente é realizada pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, e uma realização do GT Educação, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Foi criado um comitê para a organização do seminário, que reúne as seguintes organizações: Avante, Instituto C&A, Rede Marista de Solidariedade, Move Social, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Executiva da RNPI / CECIP.