Brinquedos naturalizados feitos com troncos oriundos do manejo responsável da arborização da cidade, um gramado para brincadeiras, paredes para os pequenos pintarem e experimentarem artisticamente ao ar livre e até um chuveirinho para atividades em dias de calor. Esse é o novo pátio naturalizado da UMEI Therezinha Calil Petrus, em Niterói (RJ), inaugurado no dia 22 de agosto.
Essa é a primeira entrega do Programa Recriar, iniciativa da Secretaria de Educação de Niterói que vai transformar os pátios de unidades de educação infantil, criando ambientes vivos de aprendizagem com brinquedos naturalizados, hortas pedagógicas, jardins sensoriais, percursos motores e espaços ao ar livre para brincadeira, leitura, arte e contação de histórias. As crianças participam do processo e são ouvidas sobre seus desejos para os novos espaços.
O programa ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Inicialmente, oito unidades serão contempladas. A iniciativa teve consultoria da Urban95 pelo CECIP.
Pátio naturalizado de Salvador é finalista em premiação
O pátio naturalizado do CMEI União Boca do Rio, em Salvador (BA), é finalista no Prêmio Escolas Sustentáveis. O prêmio reconhece instituições de ensino que desenvolvem projetos exemplares de educação socioambiental com a comunidade escolar.
Inaugurado em novembro de 2024, o pátio naturalizado foi criado por meio de um processo participativo que envolveu educadores, famílias e as crianças da escola, que têm entre dois e cinco anos. Uma das principais ações foi a retirada de parte do concreto do pátio, que deu lugar a áreas com terra, areia e grama, onde os pequenos brincam com mobiliários feitos com podas. Além disso, foram plantadas árvores e instalados um redário e um pomar. O projeto contou com consultoria técnica do Coletivo Taboa e do CECIP e resultou também em um Guia de Implementação.
Os projetos finalistas participarão de uma cerimônia nacional, em setembro, onde serão anunciados dois vencedores. Esses dois projetos brasileiros irão, então, concorrer na etapa internacional, com finalistas de México e Colômbia, em novembro.














































