Dez anos após sua primeira gestão da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular retorna à Secretaria Executiva desta Rede, que é referência na defesa dos direitos das crianças de até seis anos.
O CECIP esteve entre os fundadores da RNPI, em 2007, e ocupou a Secretaria Executiva entre 2015 e 2017, período marcado por avanços significativos, como a participação na redação e na luta pela aprovação do Marco Legal da Primeira Infância, sancionado em 2016. Após eleição em assembleia, realizada em dezembro, a organização assume novamente a gestão da Secretaria, permanecendo até 2027. Hoje, a RNPI reúne mais de 160 organizações de diferentes setores e regiões do país.
Nestes primeiros meses à frente da gestão, a equipe tem se dedicado a compreender os desafios atuais e as oportunidades de atuação, garantindo a continuidade do trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores. Entre as principais demandas já identificadas estão uma análise sobre a governança da RNPI e a construção coletiva de estratégias para assegurar sua força como ator político na defesa da Primeira Infância.
“A necessidade de lutar para que os direitos das crianças sejam respeitados é uma tarefa cotidiana e não apenas nossa: ela é a razão de ser da própria RNPI”, afirma Claudius Ceccon, diretor executivo do CECIP.
Desde sua fundação, o CECIP vem acumulando experiências e metodologias voltadas para a Primeira Infância, como os projetos Creche Saudável e Trocando em Miúdos, que ajudaram a traduzir diretrizes pedagógicas para a prática cotidiana das creches, abordando temas como racismo, sexismo e inclusão de crianças com deficiência. Essa trajetória fortaleceu o compromisso da organização com a RNPI e sua missão de articular e mobilizar organizações e pessoas para garantir os direitos das crianças, sem discriminação de qualquer natureza.