Já eram quase 23 horas do Brasil, na noite de 7 de outubro, quando a equipe de facilitadores de mudanças educacionais do curso Design por uma educação com aproximação, do CECIP, encerrou a última aula do curso realizado em parceria com a Universidade Politécnica Salesiana- UPS, do Equador e a Fundação Jovens para um Equador Melhor – JOPEM.
Ao longo de cinco encontros, com duas horas de duração cada, mais de 40 educadoras e educadores das escolas públicas de cidades do Equador participaram de encontros com mapas mentais para planejamento de atividades online, exploraram aplicativos de imagens, diferentes formas de registro e visitaram um museu online, além de reviver memórias de infância e refletir sobre o papel da educação em tempos de pandemia.
Foi um grande encontro entre instituições e pessoas que já queriam se encontrar e agora seguem pensando outras ações com aproximação usando a arte e a tecnologia como suporte, já que o presencial ainda não é possível. As canções e os laços latinoamericanos que uniram educadores permanecem em criação e em movimento.