Nos dias 13, 14 e 15 de junho, Gianne Neves, coordenadora de projetos do CECIP, participou do Seminário de Participação Social com Educação Popular da Região Sudeste, realizado na Escola Nacional Paulo Freire, em São Paulo. @escola.paulofreire
“O Seminário foi um espaço para nos aproximar e contribuir com o desenho e estabelecimento de uma política que estimule a participação social, por meio da educação popular. Iniciativa fundamental para fortalecer a democracia brasileira. Nos três dias de encontro, trocamos sobre as ações que estão em curso nos diferentes territórios do Sudeste e iniciativas bem-sucedidas de atuação em rede. Fizemos ainda, uma análise sobre o Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas, o que possibilitou ampliar e atualizar o debate sobre este tema. Foi muito rico encontrar parceiros do CECIP de longa data e fazer novas conexões”, afirmou Gianne Neves.
Cerca de 60 organizações estiveram presentes nesta reunião. Entre elas, instituições, movimentos e coletivos, como: CAMTRA, Ação da Cidadania, Fase, Novamerica, CEDAPS, CEDAC, Coletivo Educação Popular e Libertária, Rede de Cursinhos Populares e Instituto Nós em Movimento.
A educação popular sempre foi um princípio fundamental para o CECIP, que teve como um de seus fundadores o educador Paulo Freire. Além disso, a escuta ativa, o diálogo e a interação também estão presentes em todos os projetos do CECIP, que há 37 anos trabalha com facilitação de mudanças sociais e educacionais.