Na primeira semana de março foi finalizado o curso “Experimentando Narrativas de Paz e Diversidades na Educação Infantil”. Realizado desde fevereiro, o curso reuniu profissionais da educação infantil em 4 encontros online semanais que abordaram: metodologias de cultura de paz, educação antirracista e equidade de gênero.
Mônica Bonafé Silva, professora na Creche Santa Mônica, participou do curso e já está colocando em prática o conteúdo assimilado.
“A música Maria Maria foi ouvida pelos meus pequenos, vimos figuras em revistas e jornais para ressaltar nossas diferenças e observar a diversidade entre nós. Com o exercício, vimos que que o estereótipo criado pela sociedade não é a realidade, que a beleza não é de um único formato ou cor. As temáticas do curso serão pauta da nossa próxima reunião pedagógica. Dividirei com meus colegas essa centelha de esperança e mudança na educação”, afirmou.
De acordo com Maria Mostafa, coordenadora do projeto, o curso foi uma oportunidade para ampliar o trabalho que foi feito localmente pelo projeto em 2024.
“Na modalidade online, educadores de diferentes regiões da cidade puderam participar. Ainda que o curso tenha sido introdutório dada a curta duração, a maioria dos participantes afirmou que se sentia pronto para aplicar os aprendizados e que ficou interessado em saber mais sobre os temas, o que para nós é um ótimo resultado”.
Promovido pelo projeto Narrativas de Paz, o curso é uma das iniciativas de formação para educadores. Além disso, o projeto, realizado desde 2019 pelo CECIP, visa o fortalecimento comunitário que tenha a criança como prioridade, tendo como princípio e método o exercício da cultura de paz.