Projetos Atuais

Jovens Repórteres de Bairro da Rocinha


Estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio do Ciep Ayrton Senna, na Rocinha, estão participando do “Jovens Repórteres de Bairro”, projeto do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Iniciada em novembro, a primeira turma, composta por mais de 10 jovens, vem trocando conhecimentos em oficinas de comunicação comunitária com enfoque em saúde integral e enfrentamento da Covid-19. Após essas formações, eles produzirão conteúdo relevante sobre esses temas, atuando como multiplicadores de informação de qualidade na comunidade.

A cada encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir os riscos e os potenciais da comunicação, conversando com especialistas, estudando ferramentas e  exercendo o pensamento crítico para combater a desinformação.

Ao criar um conteúdo original com informações confiáveis, os participantes não apenas  informam como se tornam catalisadores de mudança em sua própria comunidade, incentivando uma nova rota informativa. A inspiração para o projeto vem da TV Maxambomba (CECIP), que convidou jovens do município de Nova Iguaçu para  pautar temas sociais presentes na rotina nas entrevistas com os moradores nos anos 80. Desta vez, a Rocinha será palco das atividades com o intuito de promover e assegurar o acesso a direitos fundamentais, como o direito à saúde.

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top