Notícias

Balaio de Livros movimentando histórias na Rocinha

O livro como fio condutor para articular ações de educação, cultura, saúde e assistência social. Essa é a ideia central do projeto Balaio de Livros: Tecendo Histórias na Rocinha.  A iniciativa do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), lançada no contexto da escolha do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro pela Unesco, vai para o terceiro encontro da série de oficinas de formação, que acontecem nas últimas terças-feiras do mês.

A proposta, colocada em prática por uma equipe multidisciplinar, desenvolve ações formativas voltadas para profissionais que atuam junto à primeira infância, envolvendo as famílias e os moradores desse território. Nos encontros, a literatura infantil dialoga com histórias significativas para os participantes e para a comunidade. A escolha desses assuntos terá como critérios: a valorização da diversidade, das identidades culturais locais e dos saberes tradicionais, populares e comunitários.

O projeto é inspirado nas experiências do Balaio de Livros, realizado pelo CECIP entre 2019 e 2021 em parceria com a Biblioteca Parque da Rocinha e outros equipamentos culturais. A ideia é qualificar a mediação de profissionais para que possam interagir com as crianças e explorar novas formas de relação com a literatura infantil e o objeto livro. Nas edições anteriores, eventos com autoras, ilustradores e contadores de histórias foram realizados, convidando os participantes a ocuparem a biblioteca. 

Para Elisa Brazil, coordenadora do projeto, “o objetivo é mobilizar profissionais das áreas da cultura, educação, saúde e assistência social da Rocinha por meio de atividades formativas em torno do livro e da literatura infantil. Em uma construção participativa e intersetorial, discutimos assuntos significativos com a comunidade de forma a valorizar a diversidade e as identidades culturais locais. As ações pretendem envolver, além dos profissionais, crianças e famílias vinculadas direta ou indiretamente às instituições.”

Com foco na primeira infância, o projeto pretende também fortalecer os laços entre os equipamentos públicos e a comunidade, fomentando o uso desses espaços para a leitura e literatura. A Biblioteca Parque da Rocinha é o local onde estão sendo realizadas as oficinas. O espaço sediará ainda dois encontros, em agosto e novembro, aberto a toda a comunidade, com presença de autores e ilustradores.

O “Balaio de Livros: Tecendo Histórias na Rocinha”, aprovado via edital da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) voltado para Pontos de Cultura, forma profissionais de várias áreas para experimentar o potencial transformador da leitura e um dos seus grandes diferenciais é a intersetorialidade. 

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top