Beatriz Cruz <beatriz.cruz@cecip.org.br> | 10:03 AM (4 hours ago) | ||
to me |
Terminou ontem, 19 de fevereiro, o Fórum Social Mundial 2024 (FSM) em Katmandu, capital do Nepal. A Campanha por um Currículo Global da Economia Social e Solidária e a Universidade do Bem Viver (UBV) foram representadas por Claudia Yadira (representante da Comunidade de Intercâmbio Multitrueke Mixiuhca – México). Claudia conduziu 3 encontros reunindo ativistas de diversos países, como China, Nepal, Egito, Colômbia, Argentina, México, Uruguai e Brasil.
A sessão, sobre moedas comunitárias, mobilizou e emocionou os participantes. No encontro – que contou com a presença da mentora das moedas sociais no Brasil e no mundo, Heloísa Primavera ( Rede Latino-americana de Economia Solidária – Argentina), e de Madza Ednir, coordenadora pedagógica do CECIP – foi apresentado um vídeo sobre uma feira de trocas no México, exemplo vivo de que é possível uma economia solidária.
“Lá, trocam-se, a cada semana, os 3Cs (recomendados por Heloísa Primavera): Comida, Coisinhas e Cuidados. Cria-se comunidade, baseada em confiança, transparência, participação. Não há débitos, não há especulação, não há acumulação. Há Bem Viver. Há um outro mundo possível que emerge das ruínas do mundo capitalista em colapso”, contou Madza.
O FSM é um importante espaço internacional de articulação e encontros da sociedade civil. Este ano, tiveram destaque temas como: Construção da paz, migração e estratégias contra a guerra; Desafios climáticos; Democracia, participação política e construção de cidadanias globais; luta contra as discriminações e contra o racismo.
Cada iniciativa apresentada e cada voz ouvida representam um passo significativo em direção à construção de um mundo mais justo e humano.
Para saber mais sobre esse tema, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fHrEIclBorw