Notícias

Cine Henfil: Programação aberta com exibições e homenagens

Foi aberta a programação de 2023 do Cinema Público Municipal Henfil, espaço que será coordenado pelo CECIP graças a um edital de chamamento público proposto pela Secretaria Municipal de Cultura de Maricá. Em um evento fechado para autoridades, cineastas, artistas e profissionais ligados à educação, cultura e direitos humanos, a equipe do CECIP celebrou, junto à plateia, a oportunidade de trabalhar com uma gestão voltada para a produção de conhecimento de forma coletiva, dessa vez no Leste Fluminense.

Na estreia foram homenageados o cineasta Silvio Tendler, que assinou obras como: “Os Anos JK – Uma Trajetória Política”, “Jango”, “O Veneno Está na Mesa”, “Dedo na Ferida” e “Saúde tem Cura” entre tantas outras; e a renomada realizadora Susanna Lira, diretora de “Clara Estrela”, “Mussum – Um filme do Cassildes”, “Torre das Donzelas”, da série “Jessie & Colombo” e de “Nada sobre meu Pai”. Durante a abertura, o diretor-executivo Claudius Ceccon, lembrou do início do CECIP com a TV Maxambomba, e explicou como a linguagem audiovisual é um dos pilares para a nossa atuação. 

“Aceitamos o desafio de gerir o Cine Henfil porque nossas experiências nos dizem que podemos fazer bem este trabalho. É uma oportunidade de mostrar o que acontece quando valorizamos a participação das pessoas e quando abrimos espaço para a troca de conhecimentos. Para nós, o cinema, o vídeo, a arte visual em todas as suas formas não é apenas o produto final, mas é um processo, uma maneira das pessoas se verem, se reconhecerem, trocarem ideias. O Cine Henfil é a oportunidade para que o Cine-Escola aprimore, enriqueça e estimule a construção de conhecimentos”, afirmou Claudius. 

A partir de uma programação temática, cultural e pedagógica, serão realizadas a cada bimestre, sessões com professores da rede municipal de ensino. A cada novo tema, uma sessão no Cine Henfil trará o filme correspondente à temática, seguida  de conversa e dinâmicas metodológicas que contribuirão para a abordagem do filme em sala de aula.

Uma equipe multidisciplinar com vasta experiência em comunicação popular e cultura tem dado ritmo às atividades. A coordenadora de projetos do CECIP, Gianne Neves, está à frente desta iniciativa, ao lado do professor Luis de Lima e

Silva. A vida acadêmica de Gianne e Luís – ela Doutora em Ciêncas Sociais e Luis, Mestre em Comunicação – são exemplos de dois jovens que, mais de trinta anos atrás, tiveram suas vidas mudadas pela participação na TV Maxambomba (TVM). 

Para o Cine Henfil, a memória da TVM fez a diferença. Neste projeto há ainda mais dois parceiros de peso:  a Cavídeo, que vem realizando um trabalho relevante de divulgação do cinema nacional no Cine Estação; e o Cineduc, referência latinoamericana em educação cinematográfica. 

O funcionamento do Cine Henfil será de terça a quinta-feira, com sessões do projeto Cine Escola. De sexta a domingo, haverá filmes para o público em geral, com sessões e encontros com os realizadores às 15h, 17h e 19h.

Sobre a TV Maxambomba

A TV Maxambomba (TVM) foi o projeto pioneiro do CECIP, realizado na Baixada Fluminense a partir de 1986, com o objetivo de democratizar a informação para amplas camadas da população, por meio da criação e disseminação de materiais culturais e educativos. Durante 15 anos, a TV de rua produziu vídeos, agitou as praças e fortaleceu iniciativas de moradores da Baixada.

A equipe da TVM chegava cedo aos bairros para fazer gravações e anunciar as apresentações que aconteceriam à noite. Os vídeos eram exibidos em um telão armado sobre uma Kombi e ao final da apresentação o público era convidado a participar. Esta experiência de interatividade – chamada de Câmera Aberta –, projetava a imagem de quem dava sua opinião e, ao final, abria o debate com toda a audiência.

A ação da TVM não parou por aí. Paralelamente à produção, realizou diferentes projetos voltados à garantia de direitos. Botando a Mão na Mídia, Repórter de Bairro e Puxando Conversa são algumas dessas iniciativas.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top