Os 25 atuais membros do (CPA) do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (@cedca_rj) tomaram posse em uma cerimônia realizada na última semana. Um deles é o mobilizador da Rede Não Bata, Eduque, Daniel Nascimento.
Eles e elas são de sete cidades do estado: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Volta Redonda, Três Rios e Campos dos Goytacazes, e têm como uma atividade prioritária mobilizar os respectivos municípios e outros adolescentes, com o objetivo de implementar comitês de participação a nível local.
A Rede Não Bata, Eduque é uma das organizações da sociedade civil responsáveis pela atual gestão do Cedca-RJ, representada pelo educador Israel Izael e pela articuladora Ana Paula Rodrigues.
A participação,a escuta ativa e o protagonismo dos jovens são fatores muito presentes em projetos do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, que responde pela secretaria executiva da Rede. Juntas, estas duas organizações trabalham pela garantia e defesa do direito de crianças e jovens participarem de espaços de controle e decisão relacionados aos direitos delas e deles.
Foto: Israel Izael