O CECIP marcou presença no lançamento da revista “The Catalyst”, da IDEA Irish Development Education Association, organização formada por profissionais irlandeses que trabalham em prol da Educação, Inovação e Cidadania no mundo. A primeira edição da publicação, que pretende difundir exemplos bem-sucedidos de Educação para a Cidadania Global, foi lançada na quarta-feira (17/4). Mais de 20 pessoas compareceram ao evento online e puderam escutar as experiências partilhadas. Madza Ednir, consultora pedagógica do CECIP, foi uma das convidadas. Ela explicou como foi seu primeiro contato com a Cidadania Global, citando a base teórica desta abordagem, introduzida em sua organização para expandir, a nível global, seu compromisso com a democracia, justiça social, paz e sustentabilidade.
“Para mim foi uma grande alegria descobrir que esta abordagem foi formulada por um grupo com forte presença de pessoas do sul global, chamado Decolonial Futures Collective. Juntos, discutimos sobre as estruturas de sustentação do modelo capitalista global que destrói a natureza e a humanidade. Os fundamentos deste modelo são a ilusão da separabilidade, com a negação da ligação e interdependência dos seres humanos entre si e dos seres humanos em relação a outras espécies vivas. Fomos convidados a experimentar uma abordagem que se opõe a esta, chamada “In Earth Care”. É a proposta de uma reconexão radical dos seres humanos entre si, com outras espécies, com a Terra. Incontáveis pequenas ações de mudança conectadas em todo o mundo poderiam atuar como micélio – uma massa de pequenas raízes ramificadas e emaranhadas que transporta nutrientes para a superfície da Terra e estimula transformações profundas”, contou.
Madza ressaltou a relevância desses conceitos diante dos desafios contemporâneos, incluindo questões ambientais e crises sociais. Ela destacou a importância de ações colaborativas e globais para promover uma educação transformadora e construir um futuro mais justo e sustentável para todas e todos.
“Esses conhecimentos nos apoiaram quando no Brasil um governo de extrema-direita estava a derrubar florestas e a massacrar populações indígenas. Agora, erguemos a nossa voz contra o massacre em curso em Gaza e contra todas as guerras. Estamos fortalecendo as articulações planetárias para uma economia cooperativa e solidária e conectamos a América do Sul e o Nepal no Fórum Social Mundial”, disse Madza, citando a Campanha por um Curriculum Global da Economia Social e Solidária, iniciativa da qual o CECIP participa.
As convidadas lembraram que somos todos parte de uma comunidade global e que nossas ações têm impacto além das fronteiras nacionais, reconhecendo assim a interconexão entre os problemas enfrentados pela humanidade.
O CECIP, que tem como missão fortalecer a cidadania e promover os direitos da humanidade e da natureza, iniciou sua experiência com a Cidadania Global em 2003, quando passou a integrar a plataforma DEEEP – Development Educational Change in the European Project. Madza Ednir é a embaixadora desta abordagem dentro da instituição, estando à frente dos projetos que correspondem a essa linha. Educadora, comunicadora e ativista social, Madza está no CECIP deste 1992. De lá pra cá, ela vem participando de projetos de Educação para uma Cultura de Paz e de Cidadania Global, e escrevendo publicações que são referências na área da Educação e Direitos Humanos.