Experiências de Primeira Infância e Cultura de Paz
O Narrativas de Paz é um projeto com foco na promoção da Primeira Infância e na Cultura de Paz, realizado no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Com base em metodologias de manejo de conflitos desenvolvidas pelo CECIP, o projeto tem como objetivo exercitar a Cultura de Paz por meio de encontros de formação com Agentes Comunitários de Saúde, do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola – parceiro estratégico nesta ação –, com educadoras e educadores da Creche Cantinho Feliz e do EDI Heloísa Marinho e com o coletivo de Mães de Santa.
Em 2019 iniciamos nossa trajetória em Santa Teresa, com uma proposta piloto alçando voos por diferentes caminhos e públicos, tendo a Primeira Infância e a Cultura de Paz como direção. O relato detalhado da experiência do primeiro ano, construída a muitas mãos com todos os parceiros, equipe e participantes, pode ser lido aqui, na nossa publicação.
Essa primeira experiência nos trouxe muitas descobertas e aprendizados que nos ajudaram a pensar a nova etapa, até agosto de 2022. Em 2020, as atividades foram reinventadas para a adaptação ao contexto de pandemia do COVID-19. A partir da escuta de cada grupo e dos objetivos do projeto, a equipe se dedicou ao acolhimento e fortalecimento dos grupos como redes de apoio, e novos temas foram incluídos em resposta a situações emergenciais desencadeadas pela pandemia – como por exemplo, geração de renda do coletivo das mães.
Para conhecer um pouco mais sobre esse trabalho, acesse a publicação digital “Outras Narrativas para a Primeira Infância” e assista ao vídeo “Narrativas de Paz: Experiências de Primeira Infância e Cultura de Paz” que apresentam as narrativas e histórias de quem participou do projeto entre 2020 e 2022. Há também a publicação online “Abordagens, experimentações e aprendizados (2023-2024)” e o relatório de avaliação sobre este ciclo mais recente do projeto. E, para finalizar, dê uma passadinha no website do projeto.