Notícias

Mais de 250 crianças participam das primeiras exibições do Cine Escola

Uma plateia formada por estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 8 anos, assistiu, ontem e hoje, às primeiras sessões do Cine Escola, em Maricá. O Cine Henfil, que está sendo administrado pelo CECIP graças a um edital da Secretaria Municipal de Cultura, foi tomado por olhares atentos e cenas emolduradas pela surpresa e alegria de muitos que nunca haviam sequer entrado num cinema.

O espaço ficou repleto de meninas e meninos empolgadas com a experiência que só o cinema pode proporcionar: a sala grande escura repleta de poltronas, a telona, o silêncio. O educador Luiz Carlos Lima (CECIP) , que está à frente deste projeto em parceria com o Cineduc, conhece bem as portas que o audiovisual pode abrir enquanto experiência coletiva. Especialista em Comunicação, Luiz fez parte da equipe da TV Maxambomba (TVM), TV de rua pioneira no Rio de Janeiro, com atuação em vários bairros da Baixada Fluminense.

Para ele, a sensação única que parte desta vivência de se estar em coletivo em frente à tela lhe traz à memória a jornada com a TVM na Baixada durante as décadas de 80 e 90.

“No cinema, assim era nas exibições de rua, o assistir coletivo proporciona uma experiência única, que dificilmente acontece quando vc vê algo sozinho. Em um dos curtas exibidos, o narrador narra um gol e toda a criançada grita junta com ele. Cada exibição é finalizada com aplausos. O cinema inspira ver outras possibilidades, amplia o olhar dessa garotada”, afirma Luiz.

Mais de 250 crianças de onze escolas da região participam dessa programação, trabalhada antes entre docentes, pedagogos e pesquisadores em oficinas. Um dos intuitos é que o cinema ajude a construir saberes, além da sala de aula, ampliando horizontes e oportunidades.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top