Jovens e seu potencial criativo

2 de agosto de 2015

Veja aqui o site: nep.cecip.org.br

O projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”, desenvolvido de 2011 a 2015, foi uma realização do CECIP com patrocínio da Petrobras e apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME).

Com o objetivo de contribuir para a ampliação da Cultura de Paz, o projeto buscou respostas efetivas para situações de conflito e violência no âmbito das escolas e da comunidade de entorno, investindo na responsabilização, no respeito, na implantação do diálogo como resolução pacífica de conflitos.

Durante os dois primeiros anos, 2011 e 2012, o projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos trabalhou atuou em 50 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, por meio da formação de adolescentes (entre 12 e 17 anos) e apoio de educadores que contribuíram com a difusão da Cultura de Paz no cotidiano escolar.

De 2013 a 2015, o desafio foi formar como agentes de paz 1500 jovens de 25 escolas do município e 225 adultos, entre educadores e familiares e garantir encontros de formação semanais.

Durante os encontros foram experimentadas atividades de círculos restaurativos, uso de mídias digitais e produção de vídeos, estêncil, graffiti e jogos cooperativos, ações para pensar a convivência e a resolução pacífica de conflitos.

Antes de ser aplicada no Rio de Janeiro, a metodologia deste projeto foi experimentada, com êxito, em cerca de 60 escolas municipais de São Paulo e no interior em São José dos Campos, SP. Uma década de experiências sistematizadas em diversos materiais produzidos pelo CECIP.

Cartilha Curtir e compartilhar a paz

Download do Paz em Movimento

Download do livro É possível fazer diferente

Cartilha Construa essa história fortalece ações de cultura de paz

Vídeo oficial do projeto

 

×

Comments are closed.