Crato (CE) e Caruaru (PE) incluíram em suas tradicionais festividades de São João deste ano bebetecas itinerantes, espaços pensados para a primeira infância que unem incentivo à leitura, brincar livre e fortalecimento de vínculos entre cuidadores e crianças. A iniciativa recebe o apoio da Rede Urban95, projeto da Fundação Van Leer e do CECIP, que é responsável pela articulação dessa rede em todo o Brasil.
No Crato, a bebeteca funcionou durante o Crato Junino, nos dias 13 e 14 de junho, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Enquanto atrações musicais, feiras e quadrilhas animavam a festa, na bebeteca a animação foi garantida por centenas de crianças pequenas e suas famílias, que aproveitaram os mobiliários recreativos, os brinquedos para atividades livres e também contou com momentos de interação entre cuidadores e crianças. A ação, realizada pela primeira vez na cidade, foi uma iniciativa da Assessoria da Primeira Infância do Crato e cumpriu com o objetivo de incentivar a presença de bebês e crianças pequenas durante os eventos e manifestações culturais no município.

Já em Caruaru, pelo terceiro ano consecutivo, a bebeteca itinerante foi montada na Estação Ferroviária, um dos principais locais do São João da cidade, e funcionou de 5 a 28 de junho, de quinta a domingo, das 16h às 20h. O espaço contou com livros e brinquedos disponíveis ao público, além de atividades de contação de histórias e de fortalecimento de vínculos entre adultos e crianças, conduzidas por uma equipe de pedagogos. A iniciativa partiu da Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru.

Nas duas cidades, as bebetecas também contaram com áreas de amamentação e fraldário e ficaram lotadas durante todo o São João.














































