Foi aberta na última quinta-feira,19, a segunda edição do Festival de Cinema e Política, no Cine Henfil, em Maricá. A noite foi marcada por encontros históricos e homenagens a nomes que dedicaram suas vidas ao cinema e à transformação social.
O evento foi conduzido pelo secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, e pela gerente do Cine Henfil/CECIP, Gianne Neves.
“Esse Festival é o maior do gênero. Por meio desse recorte, assumimos o cinema como um fazer político, coletivo e revolucionário. Ao trazer esse evento para o Cine Henfil, estamos incentivando em Maricá espaços abertos para pensar em uma cidade mais justa e igualitária para o futuro. Principalmente, através da arte, da linguagem artística e do turismo cultural”, afirmou o secretário.
Antes dos debates, Tetê e Claudius relembraram os caminhos cruzados de suas trajetórias, marcadas pela resistência durante a ditadura militar, os exílios forçados e a construção de uma arte engajada. Ambos mencionaram amigos e companheiros de luta, como Betinho e Henfil, o cartunista que dá nome ao cinema público da cidade.
O destaque da noite foi o documentário “O Sonho de Rose – 10 anos depois”, dirigido por Tetê Moraes. O filme foi ovacionado pelo público. Antes da sua exibição, Janelson Ferreira (dirigente nacional do MST) destacou:
“E assim o cinema permanecerá, tendo prioritariamente, devendo ser revolucionário, até que o sonho de Rose se realize para todas as famílias, sejam sem terras, sem tetos, indígenas, seja qualquer família.”
Com mediação do secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, a conversa se aprofundou nas relações entre arte, revolução, utopia e direitos humanos. Janelson e Maurício Roman, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enfatizaram o esforço do MST em construir pontes com a sociedade e reconheceram figuras como Tetê Moraes como uma das aliadas fundamentais na luta pela terra e por justiça social.
O festival é uma realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.
O evento segue com a programação até o dia 29. Para reservar o lugar, basta acessar a bilheteria on-line em: