Termina neste domingo, 29, a segunda edição do Festival de Cinema e Política de Maricá, realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, gestor do Cine Henfil.
Nessa sexta-feira (27), a mesa “Cinema, Religião e Política”, terá as participações especiais de Frei Betto, do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, do ator e cineasta, Daniel Filho, e do secretário de Assuntos Religiosos, Sergio Luiz de Sousa. Após o debate, com mediação da atriz Marcela Giannini, será exibido o filme Batismo de sangue, dirigido por Helvécio Ratton, baseado no livro homônimo de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.
No sábado, 28, o tema da mesa será “Cinema e Memória Social”, com participações da documentarista Paula Sacchetta, da gerente de projetos da Secretaria de Cultura e das Utopias, Isis Macedo, da gerente da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo, da vereadora e ex-secretária de cultura, Andrea Cunha, e do professor e pesquisador Beto Novaes (UFRJ). O filme Verdade 12.528, dirigido por Sachetta, será exibido após a conversa. O documentário trata da importância da Comissão Nacional da Verdade, por meio de depoimentos de vítimas da repressão, ex-presos políticos e outras pessoas afetadas pela ditadura militar entre 64 e 85.
O encerramento do Festival será no domingo, 29 de junho, com a mesa “Cinema, Política e Contemporaneidade”, com as presenças ilustres da jornalista Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel; de Sérgio Rezende, diretor do filme Zuzu Angel, cuja exibição fechará a programação; do professor Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), do secretário Sady Bianchin e do prefeito Quaquá.
Toda a programação do Cine Henfil é gratuita. Com o intuito de facilitar o acesso do público, há um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Para garantir o ingresso, basta entrar no link www.cinehenfil.art.br, escolher o filme e reservar o assento.
Confira abaixo a programação:
● Sexta-feira – 27 de junho
17h30 – Mesa: “Cinema, Religião e Política” — com Frei Betto, Sergio Luiz Souza, Marcela Giannini (mediadora), Sady Bianchin e Washington Quaquá
19h – Filme: Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2007)
● Sábado – 28 de junho
17h30 – Mesa: “Cinema e Memória Social” — com Paula Sacchetta, Isis Macedo (mediadora), Mariana Figueiredo e Beto Novaes
19h – Filme: Verdade 12.528 (Paula Sacchetta, 2013)
● Domingo – 29 de junho
17h30 – Mesa: “Cinema, Política e Contemporaneidade” — com Hildegard Angel, Francisco Carlos Teixeira, Sergio Rezende, Sady Bianchin e e Washington Quaquá
19h – Filme: Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 2006)