Notícias

Dia Nacional pela Educação Sem Violência


Realizada pela Rede Não Bata, Eduque, a campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência será aberta no Rio de Janeiro com uma tarde de jogos e brincadeiras, na quinta-feira, dia 26, das 13h às 18h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Neste ano, o tema da mobilização que marca o aniversário da Lei Menino Bernardo (13.010/2014) é “O que digo importa – prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes”, abordando a importância da escuta e do diálogo para prevenir esse tipo de violência.
No evento, serão montadas quatro estações, representando as etapas do projeto PARTICIPA!, um conjunto de atividades que compartilha metodologias participativas com adolescentes mobilizadores e pessoas adultas que se interessam pela participação. O projeto reúne ideias para inspirar, promover diálogos e participação.
Em cada estação, um facilitador irá mediar, por meio de atividades que estimulam a participação e a reflexão sobre a escuta e prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes, a partir de um recorte racial e de gênero.
Ao longo do dia, haverá apresentações musicais de cultura popular brasileira com Carimbaby Trio – Manas do Carimbó, roda de breaking com crianças e jovens, roda e espaços de leitura e materiais para colorir, barracas com comida e artesanato do coletivo mães de Santa e o lançamento internacional da página Participa: cecip.org.br/participa/.
SERVIÇO
Evento ‘O que digo importa’ no Rio
Data: 26 de junho
Horário: 13h às 18h
Local: Terreirinho do Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Rua Benedito Hipólito, 125, térreo, Centro – Rio de Janeiro.
Programação:
13h – Abertura do espaço com apresentação da campanha, barraca das Mães de Santa com comidinhas e artesanato
14h – Oficinas Participa!
15h – Apresentação Carimbaby Trio – Manas do Carimbó
intervenção Breaking com a equipe de Lucio Costa Pedra. 16h30 – Lançamento Internacional do projeto PARTICIPA! 17h – Folias de Reis do Morro da Formiga – Reisados da Paz 18h – Encerramento
Sobre a campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência
É uma mobilização anual promovida pela Rede Não Bata, Eduque, que busca conscientizar a sociedade brasileira para a prevenção de violências no processo educativo e de cuidado de crianças e adolescentes. A data marca o aniversário da Lei 13.010/2014, a Lei Menino Bernardo, que, além de proibir a prática do castigo físico e humilhante, prevê a disseminação de estratégias não violentas de educação, pautadas na escuta, na participação e no diálogo. De 26 de Junho a 11 de Julho, ocorrem os 16 Dias de Ativismo pelo Fim dos Castigos Físicos e Psicológicos contra Crianças e Adolescentes, com uma agenda de atividades construída coletivamente com parceiras e parceiros de diversos locais do Brasil.
Sobre a Rede Não Bata, Eduque
É um movimento social nacional que atua desde 2006 pela prevenção de violências sob o pretexto de educar crianças e adolescentes. Foi responsável por encaminhar e incentivar a tramitação do projeto de lei original da Lei Menino Bernardo. A rede realiza cursos, oficinas, eventos e rodas de diálogo divulgando a educação positiva, e tem como objetivo principal mobilizar e sensibilizar a população para o tema, ainda naturalizado por grande parte da sociedade brasileira. Tem como atores centrais das atividades o grupo de adolescentes mobilizadores, que estimulam e exercem o direito de crianças e adolescentes à participação. Conta ainda com mais de 300 membros e organizações parceiras espalhadas pelo país.
Saiba mais: naobataeduque.org.br/26dejunho

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top